Bom dia meninas,

Estão bem?

Essa semana vamos falar sobre as funções de cada grupo de alimentos que consumimos diariamente, e na maioria das vezes não sabemos se quer qual a verdadeira importância de cada um…

Grupo dos Cereais

623-01297949 Model Release: No Property Release: No Close up of assorted grains and bread

São os principais alimentos fonte de carboidratos, como: arroz, batata, macarrão, mandioca, pães, biscoitos, farinhas e massas em geral. Eles são a principal fonte de energia, e a maioria das refeições devem ter pelo menos 1 alimento desse grupo.

Grupo das Frutas

A mais importante função deste grupo é fornecer vitaminas e minerais, nutrientes essenciais para proteção da saúde e diminuição dos riscos de desenvolver doenças crônicas. É aconselhável o consumo diário de alimentos deste grupo.

Grupo das Hortaliças

Alguns exemplos desse grupo são: alface, tomate, abobrinha, beterraba, agrião, escarola, brócolis, espinafre, chuchu, entre outros. Esse grupo também fornecem os minerais e vitaminas necessários para o bom funcionamento do nosso organismo, e evita problemas como a constipação intestinal. Eles também devem ser consumidos diariamente.

 

Grupo do Leite e Derivados

O principal alimentos desse grupo é o leite, mas os seus derivados, como requeijão, queijos e iogurtes também são muito importantes. O consumo diário desses alimentos é essencial para se obter o cálcio responsável pela saúde dos seus ossos, além de fontes de proteína. Mas a melhor escolha são os alimentos com menos quantidade de gordura como: leites e iogurtes desnatados e queijos como ricota, minas, branco, etc.

 

Grupo da Carnes

Além das carnes bovinas, de frango e peixe, os ovos também pertencem a este grupo. São eles os responsáveis por fornecer proteínas a nossa alimentação, além de vitaminas e minerais como ferro e vitamina B12.

Proteínas-Nutrii

Grupo das Leguminosas

Alimentos como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha estão presentes neste grupo. Suas principais funções são fornecer proteínas de origem vegetal, gorduras insaturadas e vitaminas e minerais com funções antioxidantes. Recomenda-se o consumo diário desse grupo.

Grupo das Gorduras

Pertencem a este grupo todos os óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, canola, etc), manteigas e margarinas, além de banha, toucinho, entre outros alimentos. As gorduras são fontes de energia, contém 9 kcal por grama, além de serem essenciais como veículo de vita

Grupo dos Doces e Açúcares

O açúcar também é fonte de energia, mas seu consumo deve ser moderado, pois o seu consumo excessivo se relaciona diretamente com o aumento de risco de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes.

 

37C69

Espero que tenham gostado, e aproveitado as informações… Quanto mais nos preocupamos com os alimentos que ingerimos, mais estaremos contribuindo para nossa saúde!

Beijos e até semana que vem,

Samara Lampreia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *